TÉRCIO ROSADO, PRIMEIRO OCUPANTE DA CADEIRA 32 DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS

terça-feira, 17 de maio de 2022

TÉRCIO ROSADO MAIA

 


Filho do ilustre farmacêutico Jerônimo Rosado e de dona Amélia Rosado Maia, nasceu Tércio Rosado em Mossoró, no dia 19 de agosto de 1892.

Fez os primeiros estudos no Ginásio Diocesano Santa Luzia, o secundário em Natal. Quando conclui os preparatórios, viajou para a capital baiana, onde se formou em Farmácia na Escola de Medicina da Bahia, turma de 1910, e em Odontologia no Recife, Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, da qual era catedrático da cadeira de Francês. Lecionou Latim, Francês, Física, Química, História Natural e Português. Foi professor da Escola Normal de Mossoró

“Farmacêutico, odontológico, bacharel em Direito, jornalista e poeta. Primeiro mossoroense a atingir a cátedra universitária, em Pernambuco. Pioneiro do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (1915), e do Ensino Agrícola em Mossoró.

Com o título de “O sábio do Canto do Totô”, o escritor João Gothardo Dantas Emerenciano disse sobre o homenageado.

“Regressando ao Rio Grande do Norte consorciou-se com Rita de Cassia Miranda, aos 8 de dezembro de 1911, passando a exercer a profissão dirigindo a farmácia de seu pai e, posteriormente, a sua própria botica no município de Martins.

Desiludido com a profissão de farmacêutico, retornou a Mossoró no ano de 1913, iniciando uma série de palestras e debates em torno da questão nordestina, defendendo um programa desenvolvimentista com base no cooperativismo;

Sua atuação no magistério foi intensa, lecionando inicialmente no Colégio Santa Luzia e Na Escola Normal de Mossoró.

No Recife lecionou em diversos estabelecimentos, destacando-se o Ginásio de Pernambuco, a Escola de Engenharia Industrial, o Atneu Pinto Júnior, Leão XXII, Joaquim Nabuco e Faculdade de Farmácia.

Sua Vida já foi tema de diversos trabalhos científicos, tais como Monografias, biografias, dissertações, palestras e outros.

Torna-se um verdadeiro apóstolo na defesa de soluções objetivas para o injustiçado  sertanejo de sua região. Reivindica veemente através da imprensa e palestras em Mossoró e outros municípios um programa desenvolvimentista  com base no cooperativismo. Em 1915, juntamente com Felipe Guerra, funda a Cooperativa Moço-o-Novo, inciativa pioneira no Estado, crindo também a Sociedade Defesa do Nordeste, que era uma experiência precursora (...) da SUDENTE.

Faleceu em Mossoró a 8 de setembro de 1960, onde foi sepultado

FONTE:  – LIVRO AMOL – SEUS PATRONOS E ACADEMICOS, DE RAIMUNDO SOARES DE BRITO

 INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÉRCIO ROSADO MAIA

  TÉRCIO ROSADO, PRIMEIRO OCUPANTE   DA CADEIRA 32 DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONO:FRANCISCO FAUSTO; É PATRO...